CIN - Branco Perfeito

Ribeira recebe este fim de semana veleiro histórico

Ribeira recebe este fim de semana veleiro histórico

O navio Atyla vai fazer escala no Porto entre esta sexta-feira, 3 de junho, e o próximo domingo, dia 5. Assim, quem passar este fim-de-semana no Cais da Ribeira “será surpreendido por uma vistosa embarcação de madeira semelhante a um barco pirata”, avança a Ágora.

Com dois mastros, 31 metros de comprimento, velas pretas e design do século XVIII, o Atyla vai atracar por volta das 17h00 desta sexta-feira, junto à Ponte Luiz I, e irá receber visitas gratuitas entre as 11h00 e as 14h00 de sábado.

O público vai poder assistir “a um vídeo que mostra o navio em ação” e “circular pelo convés, tirar fotografias e consultar um conjunto de painéis informativos”. De forma a “controlar melhor as entradas e evitar longas esperas, a fundação espanhola Atyla Ship Foundation, organizadora da iniciativa, propõe uma pré-inscrição online (com um donativo simbólico de um euro)”, esclarece a empresa municipal do Porto.

Neste sentido, todos aqueles que fizerem este registo, irão receber um email que, no próprio dia, dará acesso a uma fila prioritária.

O veleiro tem partida estimada para as 11h00 de domingo, mas vai voltar à zona ribeirinha entre 20 e 22 de agosto. “A par destes momentos de portas abertas, a Atyla Boat Foundation organiza viagens internacionais, sem fins lucrativos, em que qualquer pessoa se pode inscrever cobrindo os custos”.

Parte destas travessias começam ou terminam no Porto, “incluindo as que integram a rota Iacobus Maris, um «caminho de Santiago» feito por via marítima em grandes veleiros”, conta ainda a Ágora.

Fotografia: Ágora

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes