PUB
Junta da Galiza

Retratos & Memórias de Matosinhos

Retratos & Memórias de Matosinhos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Biblioteca Municipal Florbela Espanca inaugura esta quinta-feira, pelas 18h, a exposição “Retratos & Memórias”, que apresenta “fotografias individuais, de grupo e de família, revelando diferentes momentos do quotidiano, ambientes e classes sociais” do concelho de Matosinhos de outros tempos.

“Houve um tempo, criançada de todas as idades, em que Matosinhos não tinha quase nada daquilo que hoje cá há. Não havia Porto de Leixões nem prédios à beira-mar, quase nada de arquiteturas ou idas à praia, shopping nenhum e autoestradas nem sonhá-las.
A vida, ainda assim, transcorria entre as idílicas margens do rio Leça e as eiras onde se malhava o milho; as mulheres carregavam à cabeça as latas do leite e a roupa lavada no rio; e os homens ostentavam vastos bigodes e poses de se lhes tirar o chapéu”.
O “photomaton” do concelho de Matosinhos destes outros tempos está (quase) todo fixado na exposição “Retratos & Memórias” que esta quinta-feira se inaugura na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, onde ficará patente até ao dia 6 de maio.
Composta, segundo comunicado, por imagens que pertencem aos espólios fotográficos de Armando Leça e A. Vieira, atualmente à guarda do Arquivo Fotográfico Municipal, a exposição apresenta “fotografias individuais, de grupo e de família, revelando diferentes momentos do quotidiano, ambientes e classes sociais”.
Propondo um olhar demorado sobre Matosinhos em 35 imagens de grande intensidade dramática, “Retratos & Memórias” mostra as primeiras idas à praia e os pachorrentos lazeres dominicais, os colossais carvalhos que testemunhavam essas vidas e, sobretudo, o nascimento de uma era em que a fotografia começou a assumir um importante papel de preservação dos costumes e da memória individual e coletiva, substituindo a pintura e, deste modo, democratizando o acesso ao passado e à sua representação.

PUBLICIDADE

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem