PUB
Junta da Galiza

Retiro do Paniceiro

Retiro do Paniceiro

Aberto há mais de 40 anos, o Retiro do Paniceiro, em Vila Nova de Gaia, é o típico restaurante onde se serve à mesa a comida tradicional portuguesa, popularmente designada como “comida de conforto” e que remonta ao tempo “dos nossos avós”. Num ambiente familiar, Lurdes Teixeira, a proprietária, prepara cada prato com o mesmo amor que, em 1992, a fez largar tudo para cuidar do Retiro do Paniceiro.

“Trabalhava no banco. Quando os meus sogros, que abriram o restaurante a 19 de março de 1976, deixaram de trabalhar, o meu marido ficou com o espaço e sonhava que eu também viesse para aqui. Foi ele que me incentivou e foi por amor que eu vim.”, contou à VIVA!.

Agora, é ao lado de Pedro Santos e do filho, formado em hotelaria, que Lurdes Teixeira gere o negócio, desde sempre habituado, a um “certo prestígio” e “conhecido em qualquer lado”. A clientela é “bem selecionada” e presenteada com uma carta de extrema qualidade. “Os clientes são família. Vêm pais, filhos, netos… e todos se conhecem. É um restaurante mesmo muito familiar”, assegura.

As propostas, para refeição, variam entre o “Cozido à Portuguesa”, as famosas “Tripas à moda do Porto”, o “Cabrito Assado” e três tipos de pratos de bacalhau: “Bacalhau à Retiro”, versão do bacalhau à Braga; o “Bacalhau Especial”, também conhecido como “Bacalhau Escuchinado”, que é assado, lascado e servido com azeite, cebola e alho e acompanhado com batata e ovo cozido; e o “Bacalhau à Zé do Pipo”.

“São sempre pratos muito procurados pelos clientes”, acrescenta a responsável, fazendo também referência aos “Filetes de polvo com arroz de grelos” e o “misto de filetes”, um prato com filetes de pescada, de bacalhau, de polvo, sardinha pequenina e filetes da mesma, acompanhado por arroz de feijão e grelos.

Aliado a isso, o restaurante apresenta ainda uma “garrafeira generosa” e sobremesas tradicionais como leite creme, pudim, pera bêbeda, maçã assada no forno, bolo de bolacha e aletria e rabanadas, particularmente apreciadas nesta altura do ano.

O Retiro do Paniceiro tem disponível uma sala própria para fumadores que, em conjunto com a sala de não fumadores, tem capacidade para 70 pessoas, em circunstâncias normais.

Horário de funcionamento: De terça-feira a sábado das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h00 e domingo das 12h00 às 15h00.

Retiro do Paniceiro
Rua do Viso n.º64, Canidelo, Vila Nova de Gaia
Telefone 227 812 341

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem