PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Retirada dos resíduos de S. Pedro da Cova arranca em agosto

Retirada dos resíduos de S. Pedro da Cova arranca em agosto

A segunda fase de remoção dos resíduos perigosos depositados em São Pedro da Cova vai avançar já em agosto depois da Câmara de Gondomar ter tomado posse dos terrenos.

Na sequência do processo de expropriação que visa a remoção de 125 mil toneladas de resíduos perigosos em São Pedro da Cova, a Câmara Municipal de Gondomar tomou esta semana posse definitiva dos terrenos.

Segundo indica a autarquia, a aquisição de cerca de 19 hectares representou um investimento superior a 1,7 milhões de euros.

Os terrenos serão disponibilizados à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN). A entidade confirmou à agência Lusa que a segunda fase de remoção dos resíduos perigosos depositados em São Pedro da Cova avança já em agosto e deverá demorar um ano.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“A intervenção no terreno terá início já no mês de agosto e as entidades envolvidas estão fortemente empenhadas na execução deste projeto, cuja conclusão se estima que possa acontecer em agosto do próximo ano”, refere nota da CCDRN, citada pelo Porto Canal.

De recordar que, em 2001/2002, toneladas de resíduos industriais perigosos provenientes da Siderurgia Nacional, que laborou entre 1976 e 1996 na Maia (Porto), foram depositadas nas escombreiras das minas de carvão de São Pedro da Cova.

Os trabalhos de remoção de resíduos tiveram início em outubro de 2014, tendo terminado em maio do ano seguinte, com a retirada de 105.600 toneladas. Ficaram para uma segunda fase de remoção mais 125 toneladas de resíduos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem