
Nas últimas horas, o Jornal de Notícias (JN) avançou que a ligação entre o antigo Matadouro de Campanhã e a estação de Metro do Estádio do Dragão, sobre a Via de Cintura Interna (VCI), já se encontra concluída.
Na prática, isso significa que a estrutura em questão já foi montada, o que faz com que os condicionamentos de trânsito deixem de existir. Recorde-se que, até à data, o trecho em questão estava cortado em período noturno, das 0h às 6h.
Num comunicado oficial emitido pela Infraestruturas de Portugal (IP), citado pelo mesmo meio noticioso, pode ler-se que “com a conclusão dos trabalhos de montagem da passagem superior pedonal, e não sendo já necessário proceder ao corte do trânsito em período noturno entre os nós de S. Roque / Campanhã e do Mercado Abastecedor / Estádio, são levantadas integralmente as restrições à circulação rodoviária na VCI”.
Passa a existir, no local, uma passagem superior, que liga o Matadouro ao metro do Dragão. Recorde-se que esta é uma das etapas do processo de reconversão do antigo Matadouro de Campanhã, que irá ganhar uma nova vida.
Tal como a VIVA já chegou a noticiar, este passará a funcionar como um novo pólo “multifunções”. Deverá ser capaz de acolher cerca de 2300 pessoas e terá escritórios, galerias de arte, museus e restaurantes, por exemplo.