Já arrancou a última fase de restauração do conjunto de casas camarárias da Pasteleira, que visa a reabilitação dos blocos 16, 23, 24, 25, 26 e 27. O total das intervenções resulta em “mais de 10 milhões de euros” de investimento por parte da Câmara do Porto, e a obra tem prevista a sua conclusão para dezembro de 2023.
De acordo com a notícia avançada pelo Porto., o principal foco da quarta e última fase acontecerá “nas fachadas, com a reabilitação construtiva e térmica das paredes e dos vãos envidraçados exteriores, e a colocação de novas portas de entrada nas habitações”.
A empresa encarregue da obra, Domus Social, informa ainda que “a empreitada inclui, igualmente, a renovação das caixas de escadas e áreas de circulação, trabalhos na cobertura e na ventilação.
Os restantes blocos já foram totalmente recuperados, sendo que o custo total da intervenção no conjunto habitacional em causa é de 10.416.932,25€.
Construído em 1960, o Bairro da Pasteleira, situado na freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, é composto por 27 blocos, e aloja, aproximadamente, 1500 pessoas.
Foto: Domus Social