PUB
Recheio 2024 Institucional

Resíduos perigosos de São Pedro da Cova começam a ser retirados esta segunda-feira

Resíduos perigosos de São Pedro da Cova começam a ser retirados esta segunda-feira

Os trabalhos de remoção dos resíduos depositados nas escombreiras das Antigas Minas de carvão de São Pedro da Cova têm início esta segunda-feira.

A segunda fase de remoção de 125 mil toneladas de resíduos industriais perigosos iniciou em 31 de agosto, com o arranque dos trabalhos de desmatação e limpeza dos terrenos, expropriados pela Câmara Municipal de Gondomar.

O estaleiro está agora montado nas escombreiras das antigas minas, sendo que a empreitada de retirada dos resíduos perigosos arranca esta segunda-feira. O prazo previsto para os trabalhos é de dez meses.

De recordar que a aquisição de cerca de 19 hectares por parte da autarquia, através do Pedido de Declaração de Utilidade Pública com Carácter Urgente, representou um investimento superior a 1,7 milhões de euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os terrenos foram depois disponibilizados à CCDR-Norte, responsável pela contratação da ECODEAL, a empresa responsável pela montagem do estaleiro e preparação da operação.

Em causa estão os terrenos onde, além do complexo mineiro, que nos anos 1930 e 40 foi responsável por cerca de 65% da produção nacional de carvão, e do Cavalete do Poço de São Vicente, classificado como Monumento de Interesse Público em março de 2010, estão depositadas toneladas de resíduos industriais perigosos provenientes da Siderurgia Nacional, que laborou entre 1976 e 1996, na Maia.

Os trabalhos de remoção de resíduos tiveram início em outubro de 2014, tendo terminado em maio do ano seguinte, com a retirada de 105.600 toneladas. Nesta segunda fase, serão retirados mais 125 toneladas de resíduos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem