CIN

Residentes no Grande Porto são dos que mais pretendem gastar no Natal, revela estudo

Residentes no Grande Porto são dos que mais pretendem gastar no Natal, revela estudo

Este Natal, os portugueses vão despender cerca de 216 euros do seu orçamento para as tradicionais compras da época, menos 172 euros do que os 388 euros registados no ano anterior, o que corresponde a uma redução de 44%.

Os dados são de um estudo do Observador Cetelem Natal 2020, que adianta que os inquiridos residentes no Grande Porto são dos que apresentam uma intenção de gastos maior nesta quadra natalícia (248 euros), seguido dos da região Sul que, apresentam o valor médio mais elevado, de cerca de 306 euros.

Nas regiões Norte e Centro do país, a média de intenção de gastos corresponde, respetivamente, a 179 e 172 euros, representando os valores menos elevados.

De forma geral, mais de metade do valor estipulado pelos portugueses (55%) para o Natal será gasto em presentes, uma percentagem que também “desceu significativamente” face a 2019, com menos seis pontos percentuais. Para esta categoria de gastos, os inquiridos estipulam um orçamento médio de 119 euros, menos 115 euros do que em 2019. 

A seguir aos presentes, a mercearia é aquela que representa “a segunda maior despesa”, com um orçamento estipulado de 88 euros, sofrendo também “uma forte descida” comparativamente ao período homólogo.

As decorações de natal são, por sua vez, a categoria que menos irá ganhar com os portugueses, uma vez que apenas 4% pretende gastar dinheiro em decorações da época, com um orçamento médio de nove euros, revelou a investigação do Observador Cetelem, adiantando ainda que os valores mais elevados serão gastos pelas faixas etárias entre os 35 e os 54 anos. Já os inquiridos entre os 18 e os 24 anos são os que referiram os valores mais baixos.

De referir que o inquérito, realizado entre os dias 5 e 10 de novembro, teve por base uma amostra de 600 portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.