PUB
CIN - Branco Perfeito

Requalificação da Circunvalação “prioritária” para o BE

Requalificação da Circunvalação “prioritária” para o BE
A reabilitação desta via é defendida pelos candidatos do Bloco de Esquerda (BE) do Porto e de Matosinhos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com José Soeiro, candidato do partido à Câmara do Porto, em 2009 existiu para a zona da circunvalação “um projeto que poderia beneficiar de sete milhões de fundos europeus”, lamentando que esse financiamento não se tenha concretizado “porque não houve capacidade de articulação entre as câmaras para desenvolver uma candidatura conjunta”. Soeiro alertou, também, para o facto de “não existirem planos inter-municipais de ordenamento de território” conforme estão previstos na lei por “incapacidade das autarquias trabalharem juntas”.
O candidato do BE a Matosinhos, Fernando Queiroz, criticou os executivos autárquicos desta cidade e da do Porto, acusando-os de estarem “de costas voltadas” numa questão “prioritária” que é a requalificação da Circunvalação.
Numa conferência de imprensa conjunta das candidaturas do Bloco de Esquerda (BE) do Porto, cuja lista à Câmara é liderada por José Soeiro, e de Matosinhos, Fernando Queiroz enumerou as necessidades atuais da Estrada da Circunvalação, acusando as câmaras de ambas as cidades de serem “incapazes” de promover a interação inter-municipal, “prejudicando os portuenses e os matosinhenses”. “A circunvalação tem de deixar de ser uma via que separa. Temos de transformar o que é esta estrada nacional numa enorme avenida desta zona do Grande Porto. Este ‘costas voltadas’ entre os dois municípios [Porto e Matosinhos] só tem prejudicado os munícipes dos dois lados. Por exemplo: foi necessário criar uma entidade externa para que a orla costeira ganhasse alguma unidade”, descreveu o candidato bloquista.
Para o BE, as necessidades mais prementes para a requalificação da circunvalação são a criação de zonas para os peões poderem circular, como passeios e zonas pedonais, a arborização da via, a concretização da ligação entre o Parque da Cidade e o Parque do Real, “expandindo a área verde das duas cidades” e o arranjo da Alameda Afonso Henriques para “facilitar a circulação rodoviária”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem