PUB
PD - Revista Sabe Bem

Requalificação da Assembleia Municipal de Gaia decorre a “bom ritmo”

Requalificação da Assembleia Municipal de Gaia decorre a “bom ritmo”

A reabilitação do edifício onde funciona a Assembleia Municipal de Gaia – e que albergará o Auditório Manuel Menezes de Figueiredo – está a desenrolar-se a “bom ritmo”, estando prevista a sua conclusão para os “próximos meses”.

Construído no início da década de 1990, o edifício da Assembleia Municipal de Gaia “já necessitava de diversas obras de reabilitação e adaptação a novas necessidades”. Ao longo dos anos, a estrutura recebeu “pequenas intervenções interiores de adaptação às necessidades de funcionamento dos serviços municipais, mas a zona do auditório nunca teve qualquer intervenção de registo, pelo que apresentava um conjunto de desconformidades com a lei vigente, nomeadamente no âmbito das acessibilidades”, explica a Câmara de Vila Nova de Gaia.

A intervenção irá assim “criar as condições necessárias” para utilização do auditório, que passará a ter o nome de uma figura marcante para a história de Vila Nova de Gaia, explica o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues: “a homenagem a Manuel Menezes de Figueiredo é a evocação de um dos nossos maiores políticos”, “é uma evocação da liberdade, da honestidade e da democracia”. “Manuel Menezes de Figueiredo sempre esteve dedicado a Gaia e aos Gaienses e essa ligação continuará, agora com o nome inscrito no betão, de cujo material era feito o seu caráter”, acrescenta.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A requalificação vai ainda dotar o espaço de condições de conforto e funcionalidade, remodelar a entrada do auditório, orientando-o para um melhor aproveitamento da área para a realização de exposições, construir um novo hall para o público que assiste às assembleias municipais e remodelar os gabinetes de apoio.

Além disso, a intervenção vai permitir também o alargamento das valências existentes, possibilitando a realização de seminários, conferências, pequenos congressos, ações de formação, entre outros eventos de caráter idêntico, “abrindo espaço à comunidade e às instituições do concelho”. Ao nível das áreas exteriores está a ser levada a cabo uma ação significativa, eliminando-se barreiras e dotando-as de uma imagem mais contemporânea e harmoniosa com o edifício PraÇa, local onde realiza o atendimento municipal.

A obra resulta de um investimento municipal na ordem dos 900 mil euros. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem