CMPorto

Renovação gratuita do Andante para jovens dos 13 aos 18 anos

Renovação gratuita do Andante para jovens dos 13 aos 18 anos

Depois de ter sido aprovada, na semana passada, a extensão da gratuitidade do título de transporte “Porto.13-15” para jovens estudantes até aos 18 anos, residentes na cidade do Porto, a autarquia anunciou que a renovação do título não terá quaisquer custos se realizada durante os meses de julho e agosto.

O título de transporte do Município do Porto, que no primeiro ano se destinava a jovens entre os 13 e os 15 anos, tem um novo modelo: a medida abrange agora todos os jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos e com morada fiscal na cidade, que ficam com acesso gratuito ao sistema intermodal Andante, num limite de 3 zonas, durante o ano letivo 2020/2021, mediante a correta validação do cartão em todas as viagens.

Para quem já aufere do título “Porto.13-15”, a renovação da assinatura pode ser feita, gratuitamente, durante os meses de julho e agosto, em qualquer Loja Andante ou bilheteira CP com venda Andante. É apenas necessário a apresentação do cartão de cidadão e do comprovativo eletrónico de morada (obtido através do portal das finanças).

“No caso de não proceder à renovação durante estes dois meses, a partir de dia 1 de setembro a emissão do novo cartão será cobrada, tendo o custo de 6 euros”, alerta a Câmara do Porto.

Os jovens que ainda não auferem deste título de transporte, mas que se enquadram nos requisitos atrás referidos, “podem também aderir durante os meses de julho e agosto, em qualquer loja ou bilheteira com venda Andante, de forma a garantir que a assinatura esteja ativa no início deste ano letivo. Para isso, basta, além do cartão de cidadão e comprovativo eletrónico de morada, apresentar o formulário Andante Porto (www.linhaandante.com) devidamente preenchido”, informa a autarquia.

A adesão, nestes casos, tem também um custo de 6 euros para a emissão do cartão, que deverá ser paga no ato da requisição.

No caso da renovação ser feita durante os meses de julho e agosto, o título de transporte será válido a partir do dia 1 de setembro; para adesões posteriores, se a adesão for posterior, a validade começa a contar a partir do dia 1 do mês de emissão, ficando o cartão válido para todos os meses até dia 30 de setembro de 2021.

De referir que esta medida é suportada integralmente pelo Município do Porto, com um investimento aproximado de 1,2 milhão de euros.

Segundo aponta a Câmara do Porto, a medida em causa “evidencia o grau de compromisso com a sustentabilidade, pilar transversal da estratégia do Executivo Municipal para o presente mandato”, além de estar “alinhado com as políticas de descarbonização”. “Sendo uma aposta nas novas gerações, terá ainda certamente efeitos multiplicadores no futuro”, conclui a autarquia.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/menu-seleccao-do-chef/?utm_campaign=menuchef&utm_content=290620-menu&utm_medium=banner&utm_source=vivaporto&utm_term=banner

Viva! no Instagram. Siga-nos.