Junta da Galiza

Renovação automática do cartão de cidadão já está disponível

Renovação automática do cartão de cidadão já está disponível

Desde quarta-feira que os cidadãos portugueses com 25 anos ou mais já podem renovar automaticamente o seu cartão de cidadão, recebendo em casa os códigos PIN e o cartão renovado. 

“Se não precisarem de alterar o nome, assinatura, fotografia, morada ou contactos, devem fazer o pagamento da referência multibanco no prazo indicado e receberão o novo cartão em casa” revelou o Ministério da Justiça (MJ), em comunicado. 

Segundo explica, a carta com os códigos PIN será enviada cerca de dois meses antes do fim da validade do cartão de cidadão e, depois de efetuado o pagamento da referência multibanco, o cartão será entregue, exclusivamente ao próprio titular, na morada indicada. “O cidadão que não esteja em casa no momento da entrega deverá levantar o seu cartão de cidadão numa Loja CTT, indicado no aviso deixado na caixa de correio. Caso o cidadão não levante o seu cartão de cidadão da loja CTT este irá ser enviado para o balcão do IRN indicado na carta PIN, onde poderá levantá-lo após agendamento prévio”, explicou.

Com a renovação automática, além de “evitar deslocações a um balcão de atendimento”, o Ministério da Justiça acredita que será possível criar “mais vagas no atendimento presencial para os cidadãos, menores de 25 anos ou sujeitos ao regime do maior acompanhado, que, necessariamente, têm de usar este canal presencial para renovar o seu cartão”. 

De referir que desde o final do mês de abril está também disponível o envio do cartão de cidadão para o domicílio nas renovações online e presencial.  

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal