PUB
CIN - Branco Perfeito

Relatório de Contas de Gaia aprovado por maioria

Relatório de Contas de Gaia aprovado por maioria

A Câmara Municipal de Gaia aprovou por maioria, a 31 de maio, o Relatório de Atividades e Conta de Gerência de 2020.

Este documento, segundo o presidente da autarquia, Eduardo Vitor Rodrigues, revela o “maior investimento em obra de rua alguma vez existente no concelho e do maior volume de investimento nos domínios do imaterial”. Com o valor de 10.8 milhões de euros destinados a construções de viadutos, arruamentos, obras complementares, reabilitação da rede viária, viação rural, parques e jardins, reabilitação de Vila d’Este, entre outros, e de 6,4 milhões para edifícios, como escolas, instalações desportivas e recreativas e instalações de serviços.

Um outro investimento feito, segundo o autarca, declina-se sobre a área dos transportes com um investimento de 7,5 milhões de euros do orçamento municipal.

Pelo que consta aprovado no relatório, a Câmara de Gaia, encerrou o ano de 2020 com uma redução da divida em 14 milhões de euros face a 2019. Deste modo a divida atual é de de 92,5 milhões de euros. Já o passivo financeiro fixou-se nos 150 milhões de euros, numa variação de 290 milhões face a 2013.Por outra lado, os pagamentos em atraso estão a zero pelo quarto ano consecutivo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Feitas as contas, o Município começa o ano de 2021 com um saldo positivo de 3.7 milhões de euros. Este saldo é menor que o de 2019 que se justifica pelos investimentos feitos face à pandemia por Covid-19.

“Os próximos anos serão de reforço das despesas correntes do Município”, destacando que “há muita coisa que deveria chamar-se investimento social para separar a despesas correntes mais básicas e rotineiras do investimento que também é despesa corrente, mas que tem a ver com apoio às escolas, jovens, seniores, ou seja, despesa ao serviço dos cidadãos”  revela Eduardo Vitor Rodrigues.

Para o autarca, as contas de 2020 “mantêm-se equilibradas e no verde” e que “isso foi possível sem restringir nada e levando até à exaustão a capacidade de intervenção no domínio do apoio às famílias e empresas num ano de incertezas”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem