PUB
Recheio 2024 Institucional

Reitoria da U.Porto assinala Dia Nacional dos Centros Históricos

Reitoria da U.Porto assinala Dia Nacional dos Centros Históricos

A Reitoria da Universidade do Porto vai estar de portas abertas no próximo sábado, 30 de março, no âmbito das celebrações do Dia Nacional dos Centros Históricos. Mas a festa estende-se a vários locais da cidade Invicta.

O programa da “casa mãe” da Universidade inclui uma visita ao edifício e área envolvente, agendada para as 11h. Os participantes poderão conhecer os “cantos à casa” da Universidade, mas também conhecer alguns dos antigos estudantes e professores da U.Porto e de “escolas antecedentes”, ligadas à história da instituição e da cidade. A participação na visita é gratuita mas exige uma inscrição prévia (limitada a 15 pessoas) junto da Unidade de Cultura da U.Porto, através do e-mail [email protected], ou dos telefones 220 408 090/195.

A exposição “Duas Personalidades da Academia Politécnica”, organizada pela Unidade de Cultura e pelo Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto, poderá ser visitada ao longo de todo o dia, das 8h às 20h. De referir que a Academia Politécnica é a instituição antecessora da U.Porto, que funcionou no edifício histórico da Universidade.

Às 17h, o Núcleo de Etnografia e Folclore da U.Porto (NEFUP) propõe “uma viagem até ao Porto” do início do séc. XX, “centro nevrálgico de toda a região, para onde confluíam as gentes das povoações vizinhas, trazendo o fruto do seu trabalho, mas também a sua cultura.” Nesta performance, música e dança aliam-se às “cenas quotidianas da vida da cidade do Porto” de então, que será dada a conhecer em plena Praça Gomes Teixeira.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As comemorações terminam com um espetáculo de rua intitulado “O Baile dos Candeeiros”. Concebida pela Companhia Radar 360 e produzido pela PortoLazer, esta encenação inspira-se em rituais e tradições que remontam ao final dos anos 60 e será apresentada no Campo dos Mártires da Pátria, nas traseiras da Reitoria da Universidade do Porto, pelas 21h30.

O Dia Nacional dos Centros Históricos assinala-se oficialmente a 28 de março mas a cidade do Porto celebra a efeméride no sábado seguinte, dia 30, com um programa repleto de iniciativas, todas de acesso gratuito. Em colaboração com a Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico, a autarquia portuense vai envolver nesta celebração 36 entidades, tanto públicas como privadas.

A Igreja de São Bento, a Sé Catedral, a Muralha Primitiva do Porto, o Centro Português de Fotografia, o Palácio das Artes, a Torre dos Clérigos ou o Teatro Nacional São João são alguns dos locais que vão acolher as celebrações.

O programa completo do “Dia Nacional dos Centros Históricos” no Porto pode ser consultado aqui.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem