Os reitores das seis universidades públicas do norte e centro do país enviaram esta quinta-feira um comunicado no qual defendem a importância do Centro de Produção do Norte (CPN) da RTP. O documento, assinado pelos reitores das universidades de Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro, menciona que os responsáveis destas instituições consideram fundamental, “para a atividade das suas universidades e para reforço das dinâmicas de toda a região, que exista no CPN da RTP atividade de produção significativa”.
“Não é fácil para as universidades contribuir para a decisão sobre qual o canal que deve ser colocado no CPN da RTP, decisão complexa certamente dependente de muitos fatores. Podemos contudo e desde logo afirmar que, tendo as universidades interesse na comunicação de âmbito nacional e internacional, parece mais interessante o canal 2, o qual poderá pela sua natureza ser instrumental em todas os géneros”, mencionam os reitores. Assim, aproveitaram para expressar a sua vontade “de participar na definição de programas para a consolidação da área do audiovisual e dos novos media que consigam articular as áreas de ensino, investigação e inovação empresarial e que apoiem a produção pelas empresas de conteúdos de comunicação da atividade desenvolvida, de comunicação da região e da sua estratégia de desenvolvimento e ainda as apoiem no acesso a novos mercados além-fronteiras”.
De referir que, na passada quarta-feira, a Subcomissão de Trabalhadores do CPN da RTP lamentou que 2013 acabasse como uma “imensa, mas vazia praça de promessas”, apelando a que, no próximo ano, se aposte no diálogo com os trabalhadores.