
Recorde-se que será o “maior evento desportivo do ano em Portugal”. Perdido pela cidade em 2010, regressa graças à união entre os Municípios e as entidades de Turismo. Rui Moreira diz, segundo o portal de notícias da autarquia, que é “sustentável, importante para a imagem da cidade e reforça o orgulho portuense”.
Para o autarca, “a diversificação de públicos que tem sido conseguida, tocando várias modalidades desportivas, tem sido importante para criar visibilidade em vários pontos do mundo e em diversos nichos”, referindo-se à realização do Mundial de Fórmula 1 em Motonáutica e de uma Street Stage do Rally de Portugal, nos dois últimos anos.
“A Red Bull Air Race é, contudo, a que mais público concentra, a que garante, com os apoios conseguidos, os melhores níveis de sustentabilidade económica e, simultaneamente, cria menos constrangimentos à cidade”, acrescenta ao Porto.
A etapa portuguesa terá lugar no primeiro fim de semana de setembro e será a sexta e antepenúltima de um calendário composto por oito provas.
Tal como nas anteriores três visitas ao Porto, nos anos de 2007, 2008 e 2009, o circuito será desenhado entre a Ponte da Arrábida e a Ponte Luiz I. Segundo a organização do evento, esta vai ser uma das provas “mais rápidas e desafiantes” que os pilotos têm de enfrentar ao longo da temporada e promete, como no passado, encher por completo as zonas ribeirinhas de Porto e Gaia. Trata-se, aliás, do evento com maior potencial de público realizado em Portugal num fim de semana.
A pista temporária no Queimódromo continuará a ser a base operacional da prova que, em 2017, se desenrolará ao longo de três dias, a 1, 2 e 3 de setembro, entre treinos livres (sexta-feira), qualificações (sábado) e finais (domingo).
Uma das novidades na estrutura da prova, face às anteriores edições, refira-se, é a divisão dos participantes em duas séries distintas: a “Master Class”, com 14 pilotos, e a mais recente “Challenger Class”, para já com nove pilotos que se iniciam nesta exigente competição.
Criada em 2003 e transformada em Campeonato do Mundo em 2005, a Red Bull Air Race é seguida por milhões de fãs em todo o mundo. Organizada pela Red Bull International, a competição envolve os melhores pilotos de corridas aéreas a nível mundial, num desafio que combina sem a menor dúvida “velocidade, precisão e destreza”.