
O serviço dedicado à recolha seletiva à porta de casa é disponibilizado a 199.900 cidadãos dos oito municípios que integram a Lipor: Porto, Matosinhos, Gondomar, Maia, Espinho, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
Em 2020, com o sistema de recolha seletiva porta-a-porta, os cidadãos dos oito municípios da Lipor entregaram 15.279 toneladas para valorização orgânica e multimaterial, um aumento de 31% relativamente a 2019.
No ano passado, o Centro de Triagem e Plataformas da Lipor recebeu 13.306 toneladas de materiais para reciclagem (plástico e metal, papel e cartão, vidro). Já na Central de Valorização Orgânica, foram rececionadas 1.974 toneladas de biorresíduos (resíduos alimentares e resíduos verdes), provenientes de recolha seletiva porta-a-porta.
O encaminhamento destes materiais para valorização permitiu evitar a emissão de 8.935 toneladas de CO2.
“Estes valores são fruto do forte investimento e da aposta que a LIPOR e os Municípios associados têm desenvolvido no alargamento do Sistema de Recolha Seletiva Porta-a-Porta a mais zonas residenciais, com vista a maximizar e incrementar a quantidade de materiais a enviar para reciclagem”, assinala a Lipor.
O serviço de recolha seletiva à porta de casa é, atualmente, disponibilizado a 199.900 cidadãos dos municípios da Lipor: Porto, Matosinhos, Gondomar, Maia, Espinho, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
A aposta no alargamento da recolha seletiva porta-a-porta vai continuar em 2021. O objetivo é fazer “dos oito Municípios LIPOR um exemplo a nível nacional”.
Foto: Lipor