A iniciativa “Salvé a Língua de Camões” ambiciona promover a divulgação de dramaturgias em língua portuguesa, apresentando leituras encenadas de textos de autores consagrados e emergentes.
Estimula, assim, o intercâmbio nacional e internacional de atores, dramaturgos, criadores e estudiosos do teatro dos vários países de expressão portuguesa.
O Recital “Antes de Amanhecer – Do medo ao sonho” parte do eixo temático “Do medo ao Sonho” e apresenta um conjunto de textos literários que fixam o olhar poético de alguns autores sobre aspetos centrais da condição humana – o medo, a solidão e o sonho.
Os “dizedores” Ângela Campos, Fernando Matos, Isabel Souto são os convidados desta edição. O recital inclui outras linguagens dialogantes com os textos poéticos – música e imagens alusivas ao tema -, convidando os participantes a usufruir de um momento estético e de construção da mensagem que deu origem ao título – “Antes de Amanhecer”.
Pelas 22h é iniciada a leitura de “O beijo do homem”, do autor Ed Anderson Mascarenhas. A quinta leitura encenada revela: “Dois homens desconhecidos se encontram à noite em uma praça deserta e iniciam um diálogo que culmina com o inesperado pedido de um beijo. Um beijo urgente e necessário para um deles. Este pedido suscita antigas memórias e revelações que podem mudar o rumo do quotidiano de ambos.”
Segunda-feira 26 Junho, 2017
Recital de Poesia e Leitura Encenada no Museu Quinta de Santiago
Esta quinta-feira, 29 de junho, há leituras encenadas. O palco é o Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira. A não perder. Entradas a 1 euro.