Philips

Receitas para uma Páscoa diferente

Receitas para uma Páscoa diferente

Numa Páscoa particularmente diferente, provocada pela pandemia covid-19, a Eurest partilhou uma newsletter, dedicada a esta ocasião especial, com algumas receitas para preparar em família e dicas para uma boa alimentação em situação de isolamento, tendo como objetivo “quebrar a rotina e dar asas à imaginação”.

Segundo explicam os promotores, a newsletter “foi criada neste contexto de confinamento e mantém a proximidade com os vários públicos desta empresa que, todos os dias, alimenta milhares de portugueses nas mais diversas situações, contribuindo para uma alimentação saudável e momentos de aprendizagem e criatividade”.

“Não poderemos estar presencialmente com as pessoas que gostaríamos, mas podemos usar as novas tecnologias que nos permitem estar mais perto, mesmo que estejamos longe, recordar todos os bons momentos e planear como vai ser o arco-íris que logo, logo vai aparecer depois desta «tempestade»”, destacam.

Partilhamos, de seguida, algumas receitas, disponíveis na newsletter, que está disponível na área de notícias da página da Eurest. O documento contém também a informação nutricional referente a cada receita. Consulte-o e deixe-se surpreender com todas as dicas.

Tenha uma Páscoa feliz!

CABRITO ASSADO COM BATATAS AROMATIZADAS
4 Pessoas
INGREDIENTES
1,4kg cabrito (partido em peças grandes)
1 dl vinho branco
1c. sobremesa sal
1c. chá pimentão-doce
1,2 dl azeite
5 dentes de alho
2 folhas de louro
400g cebola
200g tomate com rama maduro
500g batatas para assar
400g cenoura
Q.b. alecrim, tomilho
MÉTODO DE PREPARAÇÃO
1º Numa tigela junte o vinho branco, o sal, o pimentão-doce, o azeite, os dentes de alho esmagados, um ramo de alecrim e de tomilho (reserve algum) e as folhas de louro.
3º Envolva bem e adicione a cebola e o tomate cortados em cubos. Coloque o cabrito numa assadeira de barro, disponha as batatas descascadas e a cenoura cortada em rodelas e regue tudo com o preparado.
4ºDeixe marinar cerca de 24 horas.
5ºPré-aqueça o forno a 150°C e asse o cabrito na assadeira cerca de 30minutos. Volte a carne e asse mais 30 minutos, a 180°C.

BACALHAU NO PÃO
6 Pessoas
INGREDIENTES
500g lombos de bacalhau
1 pão da avó grande
1c. chá sal
1 embalagem couve-kale
4c. sopa azeite
6 dentes de alho
1 folha de louro
2 cebolas
6 tomates
1c. sopa sementes de girassol
1 ramo de coentros
1c. café noz-moscada
1c. chá pimentão-doce
1c. chá canela em pó
Q.b. pimenta de moinho
MÉTODO DE PREPARAÇÃO
1° Coloque os lombos de bacalhau num tacho, cubra-os com água, junte a folha de louro e dois dentes de alho esmagados. Leve a ferver 8 a 10 minutos, em lume brando.
2º Corte uma tampa ao pão e retire cuidadosamente o miolo do interior. Desfaça-o para dentro de uma tigela e reserve. Separe os talos da couve, coloque as folhas noutra tigela e pique finamente os talos.
3º Coe a água da cozedura do bacalhau sobre o miolo do pão até o cobrir. Escorra a restante água e deixe arrefecer um pouco o bacalhau. Reserve.
4º Pique finamente os restantes dentes de alho descascados. Aqueça metade do azeite num tacho e junte metade dos alhos picados. Quando começarem a alourar, adicione o tomate pelado e sem sementes, cortado em cubos pequenos e os talos da couve.
5º Tempere com uma colher de chá de sal e um pouco de pimenta e polvilhe com as especiarias. Misture bem e cozinhe em lume moderado cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o pão bem espremido e deixe ferver, mexendo de vez em quando até ficar na consistência pretendida. Retire do lume e junte os coentros picados (reserve alguns).
6º Leve ao lume o restante azeite com a cebola cortada em rodelas e os restantes alhos picados e deixe cozinhar até a cebola amolecer. Junte as folhas da couve-kale e cozinhe mais 5 a10 minutos em lume brando, mexendo ocasionalmente.
7º Limpe o bacalhau de peles e espinhas e junte as lascas à mistura de cebola e kale. Tempere com um pouco de pimenta moída na altura e deixe cozinhar mais 2 a 3 minutos.
8º Ligue o forno a 180ºC.
9º Misture o bacalhau com o preparado de tomate e recheie o pão. Coloque o pão num tabuleiro de forno forrado com uma folha de papel vegetal e recheie-o com o preparado de tomate e bacalhau.
10º Salpique com as sementes de girassol, cubra com a tampa, embrulhe-o em papel vegetal e leve ao forno cerca de 20 minutos. Salpique com os coentros picados reservados.

FOLAR DE PÁSCOA (Receita Chef Fábio Bernardino)
4 Pessoas
INGREDIENTES
400g farinha
200ml leite
1 ovo
2 ovos cozidos
30g amêndoas ao natural
10g levedura
1c. sopa azeite (10g)
Q.b. erva-doce, anis moído
MÉTODO DE PREPARAÇÃO
1° Comece por cozer os 2 ovos em água a ferver com casca de cebola durante 10 minutos após levantar fervura e reserve.
2º Misture a farinha, o leite, o ovo, o anis moído e a levedura até obter uma massa uniforme. Deixe repousar por 15 minutos.
3º Abra a massa e coloque os 2 ovos previamente cozidos. Envolta tudo, dê forma, coloque as amêndoas, pincele com ovo e leve ao forno a 220ºC durante 25 minutos.

AMÊNDOAS DA PÁSCOA (Receita Chef Fábio Bernardino)
4 Pessoas
INGREDIENTES
200g amêndoas ao natural
10g mel
Raspa de limão e laranja
Q.b. canela
MÉTODO DE PREPARAÇÃO
1° Numa taça envolva as amêndoas com a canela, o mel e a raspa de limão e laranja.
2º Coloque o preparado num tabuleiro próprio e leve ao forno a 180ºC durante 15 minutos.

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.