CIN - Branco Perfeito

Reabilitação do Núcleo Piscatório da Aguda dará nova vida aos Bombeiros

Reabilitação do Núcleo Piscatório da Aguda dará nova vida aos Bombeiros

A intervenção no Núcleo Piscatório da Aguda vai permitir a instalação de duas camaratas, balneários e uma garagem destinada a elementos náuticos. 

Localizado na freguesia de Arcozelo, em Vila Nova de Gaia, numa área adjacente ao quartel dos Bombeiros Voluntários, o Núcleo Piscatório da Aguda está a ser reabilitado de forma a responder “às necessidades mais recentes sentidas pela corporação”.

O edifício será reutilizado para a instalação de duas camaratas (com 25 camas), balneários e uma garagem destinada a elementos náuticos (motas de água, pequenos barcos, equipamento acessório, entre outros). “Num período em que se verifica o aumento de serviço de voluntariado entre jovens permitir-se-á, assim, uma maior captação e articulação com atividades relacionadas com a costa marítima municipal e intermunicipal. Além de reforçar a atividade da corporação de bombeiros, esta obra faz parte da estratégia do Município de Gaia de salvaguardar o património concelhio”, refere o comunicado da autarquia.

A intervenção está orçada em 547 mil euros (valor do IVA incluído), sendo financiada pelo orçamento municipal (285 mil euros) e o restante valor (262 mil euros) pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

De referir ainda que a Câmara Municipal de Gaia entregou, na última reunião camarária, um protocolo de colaboração no qual se compromete a ajudar o quartel dos Bombeiros Voluntários da Aguda com 55 mil euros, destinados a repor alguns pontos de degradação provocados pela tempestade Elsa. “O mau tempo agudizou os problemas existentes no edifício, tendo a cobertura do quartel sofrido danos significativos, o que tem provocado graves infiltrações que colocam em causa a funcionalidade, a segurança e a habitabilidade do mesmo”, diz a autarquia.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sinta-o-natal-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem70&utm_campaign=sabebemfazbem