Na próxima segunda-feira, 13 de janeiro, o Executivo Municipal vai deliberar sobre a atribuição de um apoio financeiro de 50 mil euros à Just a Change, organização responsável pela implementação do programa “Porto Amigo”. Este projeto destina-se à reconstrução, reabilitação e melhoria das condições habitacionais de pessoas em situação de vulnerabilidade económica.
Fernando Paulo, vereador responsável pela área da Coesão Social, destaca o impacto transformador da iniciativa: “O “Porto Amigo” não só reabilita as casas, mas reconstrói vidas, permitindo aos beneficiários manterem-se no seu meio social, reforçando o sentimento de pertença ao território onde vivem, concorrendo para diminuir o sentimento de isolamento e solidão, transformado a vida daqueles que mais precisam, tornando as suas casas em lugares dignos de serem vividos”. (via Porto.)
No primeiro semestre do ano anterior, a parceria entre a Câmara do Porto, a Fundação Manuel António da Mota, o GAS Porto e a Just a Change possibilitou a realização de cinco intervenções habitacionais, beneficiando sete pessoas diretamente.
Criado em 2009, o “Porto Amigo” foca-se em residentes de habitações não municipais, sejam elas próprias ou arrendadas, desde que estejam reunidas as condições legais para as obras. O programa é uma resposta às necessidades físicas, emocionais e socioeconómicas dos cidadãos mais desfavorecidos, promovendo a dignidade e a inclusão.