A Fundação Portuguesa de Cardiologia vai promover no sábado, Dia Nacional do Doente Coronário, uma campanha de rastreios cardiovasculares gratuitos, a ter lugar na sede da instituição no Porto (Rua da Torrinha nº 254, loja E), das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30. Os interessados poderão fazer a sua pré inscrição através do número 222 038 082.
“Anualmente morrem por enfarte do miocárdio mais de oito mil portugueses, o que equivale sensivelmente a uma morte a cada hora. Apesar de algum decréscimo nas últimas décadas, as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal”, refere, em comunicado, a Fundação.
“Um dos grandes desafios neste início de século é o de travar o flagelo das doenças cardiovasculares. Os números são assustadores, com Portugal a liderar a maior taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares na Europa Ocidental”, afirma o médico Carlos Catarino, que considera que “esta situação é facilmente explicada, se tivermos em conta que 70% da população adulta tem colesterol elevado, 20% é fumadora, mais de 30% é obesa, 40% é hipertensa, a maioria é sedentária (somos o país da União Europeia com menos praticantes de atividade física) e o número de diabéticos tem vindo a aumentar consideravelmente”.
Terça-feira 10 Fevereiro, 2015
Rastreios gratuitos no Dia Nacional do Doente Coronário
A iniciativa, que decorre no sábado na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, inclui a medição do índice de massa corporal, perímetro abdominal, tensão arterial, glicemia, colesterol total, eletrocardiograma, avaliação global e aconselhamento.