PUB
CMPorto

Raríssimas cria espaço multifuncional com valências clínicas e sociais na Maia

Raríssimas cria espaço multifuncional com valências clínicas e sociais na Maia

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O projeto prevê a criação de um lar residencial com capacidade para 24 utentes, centro de atividades ocupacionais para 60 pessoas, unidades de ambulatório, reabilitação e investigação e áreas sociais de atendimento e apoio.

A Raríssimas (Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras) pretende criar na Maia a “Quinta dos Marcos”, um espaço multifuncional com valências clínicas e sociais que visa responder às “necessidades identificadas na zona Norte do país”.
O equipamento, que será uma réplica da “Casa dos Marcos”, que existe no distrito de Setúbal, nascerá em Vila Nova de Telha. Segundo explicou a vice-presidente da Instituição Particular de Solidariedade Social, Joaquina Teixeira, “a ideia é, no mesmo espaço, criar serviços completos em todas as áreas e, essencialmente, dar respostas a estas famílias, a estes doentes”. O terreno para a construção do equipamento foi cedido pela autarquia da Maia, sendo que o projeto prevê a criação de um lar residencial com capacidade para 24 utentes, centro de atividades ocupacionais para 60 pessoas, bem como unidades de ambulatório, reabilitação e investigação e áreas sociais de atendimento e apoio. A associação estima colocar o projeto no terreno ainda este ano. “Temos identificados muitos doentes a Norte de Portugal. Há uma grande procura de serviços que a ‘Casa dos Marcos’ já presta. Ao falar de doenças raras, estamos a falar de doenças que são crónicas e altamente limitadoras da qualidade de vida. Na sua maioria são genéticas e, portanto, afetam logo desde o nascimento”, esclareceu Joaquina Teixeira.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem