Philips

Rally de Portugal: classificativa na Foz do Douro será disputada junto ao Forte de São João Baptista

Rally de Portugal: classificativa na Foz do Douro será disputada junto ao Forte de São João Baptista

Depois de duas edições na Baixa do Porto, este ano a tradicional Super Especial do Rally de Portugal que se realiza no Porto transfere-se para a zona da Foz do Douro, mais concretamente para o Forte de São João Baptista. 

As emoções do Rally de Portugal regressam às estradas do norte e centro do país de 20 a 23 de maio.

A prova, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, será a quarta etapa pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) e terá 21 especiais cronometradas, num total de 346,26 quilómetros.

O percurso volta a contemplar uma passagem pela cidade do Porto. Agendada para o dia 22 de maio, a Super Especial não será disputada na Baixa da cidade (como aconteceu em 2016 e  2018), mas antes em redor do Forte de São João Baptista, na Foz do Douro. 

De acordo com a Câmara do Porto, o traçado mantém “a espetacularidade de uma classificativa citadina”, sendo agora “bastante mais compacto, perfazendo pouco mais de um quilómetro entre a partida e chegada, localizada na avenida de D. Carlos I, junto ao acesso à praia do Ourigo. Cada concorrente realizará três voltas ao traçado, onde se incluem duas zonas de piões, duas chicanes e um salto, perfazendo um total de 3,3 km cronometrados”. 

DR

“Comparativamente à anterior Super Especial desenhada em plena Baixa do Porto, este novo traçado reduz drasticamente os transtornos com a realização da prova junto da população, já que não interfere diretamente com moradores ou comércio, tanto durante as montagens como no dia da prova. O plano de mobilidade será oportunamente revelado”, acrescenta a autarquia. 

À semelhança das edições anteriores, o programa da Porto Special Stage vai incluir uma prova de Clássicos Desportivos durante a tarde de 22 de maio, “numa espécie de aperitivo para o evento principal”, que juntará todos os principais protagonistas do Campeonato do Mundo de Ralis, mas também os melhores pilotos nacionais. O primeiro concorrente tem partida marcada para as 19h03, adianta a autarquia. 

Está prevista a montagem de bancadas em alguns pontos do traçado; no entanto, a presença de público está dependente da evolução da pandemia de Covid-19 e de parecer favorável da Direção-Geral da Saúde.

A prova terá transmissão televisiva em direto pela RTP. 

Foto de entrada: Arquivo

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.