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Rally de Portugal gerou 138 milhões de euros em 2018

Rally de Portugal gerou 138 milhões de euros em 2018

A edição de 2018 do WRC Vodafone Rally de Portugal gerou 138,3 milhões de euros na economia nacional. A edição de 2019 da prova automóvel decorrerá de 30 de maio a 2 de junho e, pelo quinto ano consecutivo, a Exponor voltará a ser o centro das operações.

Os dados foram relevados quarta-feira por Fernando Perna, professor do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, instituição que realizou o Estudo do Impacto do WRC Vodafone Rally de Portugal na Economia e Turismo em 2018.

Realizado ao longo dos quatro dias da prova (17 a 20 de maio), em oito locais distintos, o estudo abrangeu 1.104 entrevistas, das quais 449 eram residentes nos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, 295 eram não residentes nacionais e 360 não residentes estrangeiros.

O estudo indica que 45,7% das pessoas eram estrangeiras, a maioria de Espanha, mas também de França, países nórdicos, Itália e Alemanha. Já no que diz respeito aos portugueses, a grande maioria era das regiões centro e do norte do país.

A maioria dos visitantes são homens, entre os 15 e os 44 anos, que se deslocam de automóvel (partilhado) e que, em média, permanecem três dias na região. Destaque ainda para o facto de 31,5% dos estrangeiros terem, pela primeira vez, visitado a região norte.

O clima, a paisagem e a hospitalidade da população são as características que mais destacam da região enquanto destino. Quanto à prova, salientam a espetacularidade, a organização, o cumprimento das regras de segurança pelo público e os cuidados ambientais.

Oito em cada 10 adeptos classifica o destino como bom ou muito bom, sendo que 92,4% dos adeptos visitantes, independentemente da sua origem, pretendem regressar às regiões cobertas pelo Rally nos próximos três anos.

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Relativamente ao impacto económico do evento, dos 138,3 milhões de euros gerados no em 2018, 72,9 milhões de euros dizem respeito a despesas diretas de adeptos, equipas e organização relacionadas com alimentação, alojamento e transportes.

Este valor representa um crescimento de 1,7 milhões de euros face a 2017. O Rali de Portugal 2018 proporcionou ao Estado uma receita fiscal bruta superior a 20 milhões de euros em IVA e ISP.

Já as despesas indiretas, no valor de 65,4 milhões de euros, incluem as 1168 horas de cobertura que o Vodafone Rally de Portugal teve nos media em mercados como França, Finlândia, Bélgica, Polónia, Japão, Espanha, Suécia, Alemanha e República Checa.

Nos 13 concelhos abrangidos pela competição, o impacto económico situa-se entre os 48 milhões e os 54 milhões de euros.

A próxima edição do Rally de Portugal decorrerá de 30 de maio a 2 de junho, e apresentará muitas novidades, entre as quais várias etapas no centro do país.

Pelo quinto ano consecutivo, a Exponor será o centro das operações do evento. “Para quem tem dúvidas sobre esta nossa aposta, este estudo é fundamental, pois demonstra porque tomámos esta opção. Este é o maior evento desportivo e turístico do país”, frisou o vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha, justificando não só o apoio da autarquia a este evento como o surgimento da campanha de promoção turística “Matosinhos, World’s Best Fish” que se consolidou ao longo das últimas quatro edições do Vodafone Rally de Portugal.

O estudo revelou ainda que, desde que o Rally de Portugal regressou ao mundial de ralis, em 2007, até 2018, 1.173 milhões de euros foram gerados para a economia portuguesa.

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