PUB
Recheio 2024 Profissional

“Zeladores da Cidade” querem resolver problemas de Matosinhos e Leça da Palmeira

O projeto, lançado pela Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, visa detetar e dar resposta “às situações mais anómalas da cidade”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A iniciativa “Zeladores da Cidade”, lançada em setembro pela Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, já conta com 31 voluntários dispostos a resolver problemas locais “de forma mais célebre”.
Segundo explicou o presidente da junta, Pedro Sousa, o projeto utiliza a metodologia ‘neighbourhood watch’ em cerca de 30 zonas de intervenção, pretendendo ser um “plano de trabalho em rede, para regular as situações mais anómalas da cidade”. De esclarecer que a ‘neighbourhood watch’ consiste numa vigilância entre vizinhos ou em determinados locais, onde a população se junta para sinalizar situações irregulares, posteriormente relatadas às entidades reguladoras da lei. A rua Brito Capelo, a zona histórica de Leça da Palmeira e os bairros sociais da cidade são algumas das áreas que ficarão sob o cuidado dos “zeladores”.
Segundo frisou Pedro Sousa, os 31 voluntários foram formados para a função em reuniões abertas à comunidade e “promovem um verdadeiro trabalho de cidadania ativa”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer