O complexo enoturístico da Quinta da Pacheca, em pleno Douro vinhateiro, é o vencedor absoluto português dos prémios «Best of Wine Tourism 2020», uma competição a nível mundial promovida pela “Rede de Capitais de Grandes Vinhedos – Great Wine Capitals Global Network”.
O prémio foi atribuído pelo júri internacional, numa cerimónia que teve lugar na cidade francesa de Bordéus, seguindo-se agora a etapa da eleição do público, cuja votação termina a 21 de novembro.
O júri, composto por delegados das cidades-membros, onde Portugal esteve representado pela cidade do Porto, selecionou a candidatura entre os distinguidos nas oito categorias, em junho, que, na altura, tinham galardoado a Quinta da Pacheca com o prémio maior na categoria de «Arquitectura e Paisagem».
Para Maria do Céu Gonçalves, co-proprietária do espaço, este é mais um reconhecimento que os enche de orgulho e que valida a aposta feita de criar um destino enoturístico diferenciado na região do Douro. “O Douro ainda tem muito para crescer na área do turismo, porque o potencial é enorme. E a Quinta da Pacheca está na linha da frente para liderar esse processo de crescimento”, acrescentou.
Recorde-se que o «Best of Wine Tourism» já tinha atribuído à Quinta da Pacheca três outros prémios. Em 2017 venceu na categoria de melhor “Restaurante Vínico”; em 2016 na categoria de “Experiências Inovadoras em Enoturismo” e em 2015 na categoria de “Alojamento”.