PUB
Santander fevereiro e março2

Quem foi Cândido de Oliveira, que dá nome à Supertaça de Futebol?

Quem foi Cândido de Oliveira, que dá nome à Supertaça de Futebol?

Já não falta muito para a bola começar a rolar e os ânimos voltarem a aquecer. A final da Supertaça Cândido de Oliveira é já neste sábado, dia 3 de agosto, e coloca frente a frente FC Porto e Sporting CP.

O jogo disputa-se a partir das 20h15, no Estádio Municipal de Aveiro. Contudo, já alguma vez pensou qual o motivo de darmos o nome “Cândido de Oliveira” à Supertaça do futebol português? Fique connosco e vamos saber quem foi, afinal, essa tal figura.

As suas diferentes funções

Curiosamente, falar no percurso deste grande homem do futebol é falar em muito mais do que futebol. Cândido de Oliveira foi jogador, treinador, dirigente e jornalista. A somar a isso tudo, também consta que sempre foi um bom aluno, focado em mais do que uma área só (via Zerozero).

No seu percurso, passou por clubes gigantes do futebol português. Desde já, jogou no SL Benfica, uma das passagens mais relevantes do seu percurso como jogador. No entanto, a história não fica por aqui.

Cândido de Oliveira foi um dos grandes fundadores do Casa Pia Atlético Clube, que atualmente milita no principal escalão do futebol nacional.

Primeiro capitão da história da seleção

Para além do percurso nas águias e do facto de ter sido um dos criadores do Casa Pia AC, também foi o primeiro capitão de sempre da seleção portuguesa de futebol. Estreou-se numa partida frente à Espanha, em Madrid, no ano de 1921.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Chegou a treinar o FC Porto, o Sporting CP, a própria seleção, no entanto o legado vai muito para além disso. Cândido de Oliveira chegou a escrever um livro sobre o seu período de prisão política. A obra chama-se “Tarrafal, o Pântano da Morte”.

O seu percurso no jornalismo

De acordo com o Zerozero, outro aspeto muito interessante sobre o percurso de Cândido de Oliveira tem a ver com a fundação do jornal “A Bola”. Até aos dias de hoje, um dos mais relevantes no mundo desportivo.

Contudo, não se ficou por aí e também teve um papel importante noutros jornais como “Os Sports”, “Diário de Lisboa”, “Diário de Notícias” e “Século”, onde foi jornalista e diretor.

Segundo a mesma fonte, o próprio nunca se escondeu de falar sobre os regimes de Salazar, Mussolini e Hitler, o que, na altura, por razões óbvias, era tudo menos trivial.

Por tudo isto e muito mais, hoje em dia disputa-se a Supertaça Cândido de Oliveira. Trata-se de um nome grande da história do futebol português e que ajudou a moldá-lo para ser tudo o que é hoje.

Fotografia: ZeroZero
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão