PUB
Recheio 2024 Profissional

Queima do Judas 2021: espetáculo de rua de Vila do Conde salta para o digital

Queima do Judas 2021: espetáculo de rua de Vila do Conde salta para o digital

Em ano novamente marcado pela pandemia de covid-19, a tradicional Queima de Judas, espetáculo performativo de Vila do Conde, deixa as ruas da cidade e chega a casa das famílias através das plataformas digitais.  

O evento arranca já esta sexta-feira, 12 de março, e estende-se até ao dia 3 de abril, numa edição que tem como tema “A liberdade na criação” e que apresentará muitas novidades.   

“O contexto de confinamento trouxe a oportunidade de criar novos formatos, que incluem uma radionovela e uma forte envolvência comunitária, em que todos são convidados a intervir na criação e na performance artística”, explicam os promotores, em comunicado. 

A programação online arranca com uma conferência online, intitulada “Arte e Comunidade”, que irá reunir três representantes de projetos artísticos comunitários: “Um Porto para o Mundo”, MEXE Encontro Internacional de Arte e Comunidade e Fértil – Associação Cultural

Na sua 16.ª edição, o evento presta homenagem ao poeta vilacondense Armando Ramalho (1959-2017), figura acarinhada da cidade, que deixou escritos espalhados por mesas de cafés, cadernos, guardanapos e que a organização irá homenagear, com textos de vários poetas e artistas, na fanzine “Sentença”, uma publicação semelhante a uma revista, que surgiu, pela primeira vez, na Queima do Judas de 2012.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Kit Judas Família”, uma iniciativa de celebração coletiva, que vai convidar as famílias “a criar flores-catavento e colocar na varanda”, nas semanas que antecedem o evento, como símbolo de renovação e de um novo ciclo, que a cerimónia da Queima do Judas representa é outra das atividades propostas. 

Adicionalmente, as famílias são também convocadas a fazer parte da criação do espetáculo “Judas no Quintal”, que acontece a 3 de abril. O objetivo é cumprir este ritual “na varanda, terraço ou quintal”, que pode ser partilhado nas redes sociais. 

Neste dia, será também apresentada uma “recriação de uma radionovela, que irá envolver coletividades do concelho de Vila do Conde, atores e músicos, numa narrativa teatral sonora”. 

À meia-noite, como é tradição, será emitida a Queima e Leitura do Testemunho de Judas, no YoutubeFacebook e Instagram do evento. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem