Recheio

Quatro conselhos para ajudar a enfrentar a mudança da hora

Quatro conselhos para ajudar a enfrentar a mudança da hora

No âmbito da alteração do horário de Verão para o horário de Inverno, que acontece na madrugada deste domingo, e que, de acordo com alguns investigadores, tende a provocar alterações na vida dos cidadãos, como, por exemplo, perturbações no sono e no normal funcionamento do organismo, a marca alemã de colchões Emma divulgou um comunicado com alguns conselhos que podem ajudar a amenizar esta transição.

Entre as várias propostas, citadas pelo Notícias ao Minuto, está a vantagem de os cidadãos irem fazendo “uma mudança gradual dos horários”, começando a acordar 10 a 15 minutos antes da hora normal nas noites prévias à alteração.

Tornar o quarto um “espaço relaxante”, com uma “cama confortável, almofada certa, mobília e decoração leve” torna-se também bastante vantajoso nesta transição, considera a marca, adiantando que, devem ser excluídos elementos como “computadores ou telemóveis perto da cama”. Desta forma, serão favorecidas “a tranquilidade e a calma”, e, consequentemente, torna-se possível um sono mais relaxado.

Além disso, cerca de uma hora antes de dormir, devem ser evitadas atividades suscetíveis de despertarem o sono, como, por exemplo, ver televisão, utilizar o telemóvel, ingerir refeições pesadas, bebidas com cafeína ou estimulantes, álcool ou tabaco.

Durante o dia, é também importante a exposição à luz natural e evitar “a luz brilhante quando está escuro lá fora”.

Segundo a Emma, a adaptação do cérebro à alteração de horário “dá-se rapidamente”. No entanto, “a mudança da hora duas vezes por ano pode impactar negativamente na saúde”, razão pela qual seguir estes quatro conselhos é fundamental.

Não se esqueça que na madrugada de domingo, 25 de outubro, deve atrasar o relógio uma hora… Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, a alteração deve ser feita às 02h00, passando assim para a 01h00.

Já no arquipélago dos Açores, a alteração ocorre da 01h00 para as 00h00.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.