O antigo Quartel do Monte Pedral foi o local escolhido para receber, entre os dias 15 e 23 de outubro, o DESTRINCO, “uma iniciativa que dará ao público a possibilidade de percorrer e usufruir do espaço que acolhe dezenas de atividades”.
A primeira edição desta iniciativa, refere a Ágora, tem como objetivo «despertar» “o espaço do Monte Pedral, promovendo o atravessamento das suas ruas por peões e ciclistas do bairro, tornando a antiga alameda militar num novo espaço público”.
O DESTRINCO acontece nos fins de semana de 15 e 16 e de 22 e 23 de outubro e, entre as 11h e as 19h, estão programadas oficinas, música e pinturas de murais. Irão existir também visitas guiadas, “concebidas especialmente por artistas e coletivos da cidade, como o Clube de Desenho, a Casa das Brincadeiras, Rita Galante e Mónica Faria, café au lait, talkie-walkie e Sonoscopia”.
A entrada é livre e durante a semana, o espaço estará também aberto a todos, com oficinas especialmente direcionadas para escolas existentes nas proximidades.
Referir que este é um “projeto de ativação temporária de áreas urbanas, abandonadas ou inacessíveis, que procura integrá-las na rede de percursos e fluxos da cidade, aproveitando as suas características específicas, tornando-as espaço de usufruto público”.
Foto: Ágora