Nos últimos dias, tem-se falado sobre a quantidade de árvores que serão precisas cortar para evitar que o túnel do Campo Alegre seja fechado. Nesse sentido, quem se pronunciou foi o presidente da Câmara do Porto, de forma a negar a hipótese que se tinha vindo a falar.
“Pelo levantamento que temos, o desvio temporário de trânsito custa cerca de 30 árvores e não 90 árvores” – refere Rui Moreira, citado pelo Porto Canal. Recorde-se que, no dia 7 de setembro, o Público referiu que o abate iria assentar nas 38 árvores.
O abate é necessário, por causa das obras na estação da Metro do Porto no Campo Alegre. Chegou-se a colocar a hipótese de um abate na ordem das 99 árvores. Contudo, como referido anteriormente, a previsão do município é de praticamente um terço.
As obras na zona do Campo Alegre dizem respeito aos trabalhos na Linha Rubi (H). Aqui, o investimento total a ser feito é de 435 milhões de euros. O valor em questão é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Estima-se que a Linha Rubi vá ter cerca de 6,4 quilómetros e 8 estações. Um dos aspetos de destaque da obra tem a ver com a travessia sobre o Rio Douro. Nascerá a ponte “Ferreirinha”, que, segundo a mesma fonte, será destinada ao metro, peões e bicicletas.
É de prever que as obras acabem em 2026.