PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Quantas árvores serão abatidas no Campo Alegre? Rui Moreira nega previsões anteriores

Quantas árvores serão abatidas no Campo Alegre? Rui Moreira nega previsões anteriores

Nos últimos dias, tem-se falado sobre a quantidade de árvores que serão precisas cortar para evitar que o túnel do Campo Alegre seja fechado. Nesse sentido, quem se pronunciou foi o presidente da Câmara do Porto, de forma a negar a hipótese que se tinha vindo a falar.

“Pelo levantamento que temos, o desvio temporário de trânsito custa cerca de 30 árvores e não 90 árvores” – refere Rui Moreira, citado pelo Porto Canal. Recorde-se que, no dia 7 de setembro, o Público referiu que o abate iria assentar nas 38 árvores. 

O abate é necessário, por causa das obras na estação da Metro do Porto no Campo Alegre. Chegou-se a colocar a hipótese de um abate na ordem das 99 árvores. Contudo, como referido anteriormente, a previsão do município é de praticamente um terço.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As obras na zona do Campo Alegre dizem respeito aos trabalhos na Linha Rubi (H). Aqui, o investimento total a ser feito é de 435 milhões de euros. O valor em questão é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Estima-se que a Linha Rubi vá ter cerca de 6,4 quilómetros e 8 estações. Um dos aspetos de destaque da obra tem a ver com a travessia sobre o Rio Douro. Nascerá a ponte “Ferreirinha”, que, segundo a mesma fonte, será destinada ao metro, peões e bicicletas.

É de prever que as obras acabem em 2026.

Fotografia: Filipa Brito
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3