Nas últimas horas, muito se tem falado sobre a operação provisória do metrobus por parte da STCP. Ao que tudo indica, segundo a Metro do Porto, tal vai começar a acontecer “ao longo dos próximos dias”.
Em declarações ao JN, a empresa de transportes portuense refere que, entretanto, serão reunidas as “condições técnicas necessárias”. Recorde-se que será utilizado o corredor central da Avenida da Boavista para a linha 203 da STCP.
Anteriormente, a STCP tinha chegado a sugerir a utilização deste mesmo corredor central, entre o Marquês e o Castelo do Queijo. No entender da empresa em questão, era, aliás, a “única solução possível”.
Assim é, já que, na Avenida do Marechal Gomes da Costa, as estações encontram-se do lado esquerdo. Já as portas dos autocarros, por sua vez, apenas abrem do lado direito.
Haverá testes, antes desta operação provisória?
Como referido anteriormente, a operação provisória vai ganhar forma nos próximos dias. No entanto, a STCP salienta que é preciso fazerem-se testes prévios. Segundo a Metro do Porto, estes já podiam ter começado a ser feitos no dia 14 de agosto.
Ao Jornal de Notícias, a Metro do Porto afirma que tem “como prioridade cimeira e inegociável a segurança de pessoas e bens e está, em estreita cooperação com a Câmara do Porto e com a STCP a criar as condições técnicas necessárias ao funcionamento em perfeita segurança da operação provisória da infraestrutura de metrobus pela STCP”.
Nesse sentido, resta esperar pelos dias que se avizinham, para ver de que forma se vai materializar esta operação na cidade Invicta. Importa destacar que a obra principal já está concluída. Nesta fase, apenas faltam alguns acrescentos. Entre estes: máquinas de venda, validadores, informação ao público, entre outros.