
Os últimos tempos não têm sido propriamente fáceis para o FC Porto. Desde a polémica assembleia no Dragão Arena, à mudança de presidência, à saída do antigo treinador Sérgio Conceição, o período atual tem sido de alguma instabilidade.
O momento desportivo também não é o melhor, sendo que os “azuis e brancos” já não são campeões nacionais de futebol há 3 épocas e, em 2024/25, voltaram a não conseguir o acesso à Liga dos Campeões.
O grande “culpado” pelo mau momento do FC Porto
Assim sendo, de forma a entender o presente momento do FC Porto, a VIVA realizou um inquérito aos seus leitores, que partiu da seguinte questão: “qual o principal responsável pelo mau momento do FC Porto?”.
Em formato de escolha múltipla, foram oferecidas quatro possibilidades de resposta: “Anterior Direção”, “Atual Direção”, “Jogadores”, “Treinador”. De forma bastante evidente, a resposta mais votada foi a primeira, com cerca de 54% dos votos totais.
No segundo lugar, mas com uma diferença significativa face à hipótese “Anterior Direção”, surge a opção “Atual Direção”, que acumulou perto de 20% dos votos. Ligeiramente abaixo, encontra-se a opção “Jogadores”, votada por 18% dos leitores.
A resposta menos votada foi “Treinador”, que obteve cerca de 8% dos votos.
A última época do FC Porto
Apesar de uma vitória épica na Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Sporting (4-3), a época do FC Porto foi negativa para os padrões a que o clube habituou os seus adeptos, num passado recente.
Discutiu até à última o 4º lugar com o SC Braga, tendo conseguido ficar na 3ª posição. Na Liga Europa, foi logo eliminado pela AS Roma, nos oitavos de final. Perdeu a meia-final da Taça da Liga contra o Sporting CP e caiu da Taça de Portugal, na quarta ronda, frente ao Moreirense FC.
Durante a temporada, viu ainda Vítor Bruno sair do comando técnico do clube, dando lugar a Martín Anselmi. O atual treinador, que vinha do Cruz Azul, não conseguiu inverter a tendência e os maus resultados continuaram a acontecer.
Para a nova época, um dos reforços mais badalados dentro do universo portista é Gabri Veiga, jogador espanhol de 23 anos, ex-Celta de Vigo. Segundo o Jornal de Notícias, o investimento portista nesta temporada pode ultrapassar os 70 milhões de euros.
Entretanto, os dragões preparam-se para participar no Mundial de Clubes, onde irão defrontar o Palmeiras, o Al-Ahly e o Inter Miami.