É bastante frequente ouvirmos e lermos acerca do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em Portugal. Afinal de contas, a saúde é uma área de destaque e, não raras vezes, é um dos temas quentes do dia.
Por isso mesmo, a VIVA! tentou descobrir a opinião dos seus leitores, quanto à prestação do SNS. Nesse sentido, em mais um inquérito realizado, a pergunta de partida foi: “Qual é a sua opinião sobre o Serviço Nacional de Saúde?”.
A maioria dos leitores da VIVA mostram-se satisfeitos
A opção de resposta que mais vezes foi preenchida pelos leitores foi “boa”. Quer isto dizer que 46,5% dos leitores da VIVA mostram-se satisfeitos com a existência do SNS e com o seu serviço no país.
Do lado oposto, estão os que acham que o papel do SNS tem sido “mau”. Esta fatia é significativamente menor, já que apenas 23,7% dos leitores da VIVA deram esta classificação. Trata-se de cerca de metade da opção anterior.
Por fim, também houve espaço para aqueles que não têm uma opinião positiva nem negativa acerca deste mesmo serviço. Ao todo, 29,8% dos votantes escolheram a opção “razoável”, ao avaliar o SNS.
A tendência em Portugal
Com base num relatório de saúde da STADA em 2023, conseguimos ver que a satisfação geral do país é relativamente semelhante à dos leitores da VIVA. De acordo com a SIC Notícias, no ano passado, foram 53% aqueles que se mostraram contentes com o SNS.
O relatório em questão (que pode ser consultado aqui) é publicado anualmente e analisa a situação da saúde, não só em Portugal, como na Europa. Desde questões mais gerais a questões mais específicas, este fala, por exemplo, sobre saúde mental, saúde do sono, rastreios médicos e muito mais.