PUB
Recheio 2024 Institucional

Quadra pascal traz música espiritual a Matosinhos

Quadra pascal traz música espiritual a Matosinhos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O Ensemble Cum Jubilo atuará no próximo dia 12, quarta-feira, pelas 21h30, na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, num concerto integrado na temporada de Música em Matosinhos que, como vem sendo hábito, terá entrada gratuita.

Em plena quadra pascal, o grupo de voz e órgão – composto pelos tenores Adriano Brito, André Bandeira e Sérgio Pedro, e pelo organista Paulo Alvim – executará duas peças essenciais do repertório musical litúrgico nascido da prática antifonal do canto gregoriano e dos salmos, mais concretamente da técnica da alternância: a “Missa in festis B. Mariae Virginis (Cum Jubilo)”, de Girolamo Frescobaldi (1583-1643), e o “Magnificat”, de Louis Nicolas Clérambault  (1676-1749).
Sendo muitas as culturas e religiões em que o homem procura concretizar o contacto com a divindade através da música, a religião católica não é exceção e desenvolveu um vasto repertório de composições e técnicas musicais.
O  concerto na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos permitirá, assim, conhecer a variante da “prática alternada” e uma estética que procura sublinhar o caráter espiritual das composições.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil