
Refira-se que, a convite da Câmara Municipal, os realizadores estiveram no Porto em residência artística durante três meses deste ano, para a produção de uma curta-metragem no âmbito do programa municipal Cultura em Expansão.
O “palco” escolhido para a criação deste filme foi o Bairro do Aleixo e a obra foi nascendo fruto de um processo colaborativo entre um grupo de moradores e a dupla de realizadores.
Nesta curta-metragem, as protagonistas reencenam histórias que podiam ser as suas, desafiando a um diálogo entre a memória coletiva do bairro e a violência do processo de desmembramento de uma comunidade que não parou de resistir.
Na sua 4.ª edição, o programa conferiu destaque ao trabalho laboratorial e foram também desenvolvidos projetos nas áreas da música e teatro. No que toca ao cinema, a aposta passou por trazer à cidade figuras de relevo internacional na área. João Salaviza dispensa apresentações: realizador já galardoado com inúmeros prémios por todo o mundo, incluindo a Palma de Ouro em Cannes e o Urso de Ouro em Berlim.