PUB
Philips S9000

“Russa” é o filme sobre o Bairro do Aleixo que encerra o “Cultura em Expansão”

“Russa”. Assim se intitula a curta-metragem com o carimbo de João Salaviza e Ricardo Alves Jr, apresentada este domingo, pelas 16 horas, no Teatro Rivoli, a propósito do encerramento do Cultura em Expansão. A entrada é livre.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Refira-se que, a convite da Câmara Municipal, os realizadores estiveram no Porto em residência artística durante três meses deste ano, para a produção de uma curta-metragem no âmbito do programa municipal Cultura em Expansão.
O “palco” escolhido para a criação deste filme foi o Bairro do Aleixo e a obra foi nascendo fruto de um processo colaborativo entre um grupo de moradores e a dupla de realizadores.
Nesta curta-metragem, as protagonistas reencenam histórias que podiam ser as suas, desafiando a um diálogo entre a memória coletiva do bairro e a violência do processo de desmembramento de uma comunidade que não parou de resistir.
Na sua 4.ª edição, o programa conferiu destaque ao trabalho laboratorial e foram também desenvolvidos projetos nas áreas da música e teatro. No que toca ao cinema, a aposta passou por trazer à cidade figuras de relevo internacional na área. João Salaviza dispensa apresentações: realizador já galardoado com inúmeros prémios por todo o mundo, incluindo a Palma de Ouro em Cannes e o Urso de Ouro em Berlim.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/festas-felizes-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=1123-sabebem76&utm_campaign=sabebem