Nesta exposição, o tema, por si só, representa um estimulante desafio.
O suposto quinto elemento, que a ciência do início do século XX demonstraria ser inexistente, foi o ponto de partida para um desafio lançado a artistas portugueses, espanhóis e brasileiros, na ideia de que talvez no universo da arte, através das mentes criativas dos artistas, o éter possa ser demonstrado – ressignificado em transparências, através de “subtis materialidades”.
Os curadores Joaquín Escuder (Universidad de Zaragoza), Marcos Rizolli (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Teresa Almeida (Faculdade de Belas Artes da U.Porto) convidaram cinco artistas contemporâneos de cada país, com carreiras reconhecidas por pesquisa e artisticidade, para criar e produzir uma obra artística tridimensional com a finalidade de apresentar a sua conceção expressiva para o argumento éter. Os próprios curadores também apresentam as suas conceções criativas sobre o éter.
A entrada é livre, encontrando-se patente na Sala de Exposições Temporárias da Reitoria da U.Porto até 28 de abril.
Segunda-feira 10 Abril, 2017
“Projeto Curatorial Éter” em exposição na Reitoria
“Projeto Curatorial Éter” é o nome da exposição de arte contemporânea que a Reitoria da Universidade do Porto tem patente ao público, até 28 de abril, fruto de uma colaboração com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil) e a Universidad de Granada (Espanha).