PUB
Recheio 2024 Institucional

“Os Desafios da Modernidade” no Fantasporto 2019

De 19 de fevereiro a 8 de março, o Teatro Rivoli acolhe a 39.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto Fantasporto, dedicada aos desafios da modernidade.

“Vamos ter 36 antestreias e as exibições vão abordar as problemáticas do ambiente, da tecnologia, da saúde, da desumanização, das sociedades e da luta contra o radicalismo. Todos estes problemas passam por estes filmes”, afirmou a diretora, Beatriz Pacheco Pereira, citada pelo Sapo 24, durante a apresentação do festival.

A pré-abertura do festival está marcada para o dia 19 de fevereiro com uma homenagem aos 50 anos do clássico “Easy Rider”, de Dennis Hopper, Já o arranque oficial da 39.ª edição do Fantasporto acontece com “Prospect”, de Zeek Earl e Chris Caldwell. De referir que a edição de 2019 vai contar com 82 sessões e quase duas centenas de filmes, depois de uma seleção de cerca de “600 filmes oriundos de 59 países”.

O festival vai também “homenagear e celebrar” os 90 anos de nascimento e 20 de morte do realizador britânico Stanley Kubrick, exibindo os filmes “A Clockwork Orange” e “The Shining”. A seção dos clássicos do festival conta ainda com a exibição de “Alien”, que comemora 40 anos.

Serão exibidos “Prospect” e de “The Russian Bride”, de Michael S. Ojeda, que encerra o certame. Entre outras obras, a competição de cinema fantástico vai apresentar os mais recentes trabalhos de Peter Strickland e de Kim Ki-Duk, realizador sul-coreano este ano acusado por várias atrizes de violação, abusos sexuais e comportamentos sexualmente agressivos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Bluebird”, de Amanda Sant’Anna, Carlos Fernandes, Gonçalo Veloso, João Lage e João Mendes, e “Mysteries of the Wild”, de Rui Veiga, são os filmes portugueses a concurso na competição de curtas-metragens.

Beatriz Pacheco Pereira salientou que esta edição do Fantasporto vai contar um “número recorde de participação portuguesa”: são 57 os filmes portugueses a concurso.

Este ano, o festival portuense vai contar com filmes de dez entidades portuguesas, entre as quais se encontram, pela primeira vez, a Universidade da Beira Interior, a Universidade da Madeira e o Instituto Português de Fotografia. Para o Prémio de Cinema Português – Melhor Filme, a organização selecionou 12 produções.

Na semana dos realizadores, o destaque vai para o documentário “The Panama Papers”, de Alex Winter, que conta com a realizadora Laura Poitras como produtora executiva, vencedora do Óscar para melhor documentário em 2015 com “Citizenfour”, sobre Edward Snowden.

A 39.ª edição do Fantasporto vai assentar em duas retrospetivas: uma sobre a mudança do rosto do feminino em Taiwan dos anos 1960, e outra sobre a nova geração húngara.

Os organizadores já revelaram as datas da 40.ª edição do Fantasporto: em 2020, o festival vai-se realizar entre 25 de fevereiro e 8 de março, também no Teatro Rivoli.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem