
A Alfândega do Porto acolhe, a partir do dia 28 de maio, a exposição itinerante “Extinção – O fim ou o início?”, do Museu de História Natural de Londres, que se propõe a dar respostas a perguntas como “Estará o futuro da biodiversidade da Terra nas nossas mãos?”, “Vão ser os humanos a terminar com a sua própria espécie?” ou “Como sobreviveram algumas espécies à extinção?”.
A exposição apresenta mais de 60 espécies, entre as quais se incluem alguns dos elementos mais icónicos das coleções do museu britânico, inaugurado em 1881: fósseis de dinossauros e de outras espécies extintas há milhares de anos, espécies recentemente extintas, como o golfinho de rio Baiji, na China, e outras espécies que se encontram em vias de extinção, mas que ainda poderão ser salvas.
Além de uma forte componente de sensibilização, a mostra é também marcada pelo seu caráter interativo, permitindo a participação dos visitantes e adaptando-se aos diferentes públicos e faixas etárias.
No Porto, “Extinção – O fim ou o início?” ocupará mais de 1000 metros quadrados de área expositiva e contará com dezenas de filmes e audiovisuais dinâmicos, bem como diversas atividades e jogos interativos. Entre estes últimos, haverá um de simulação que testa os visitantes e as suas estratégias de sobrevivência a ataques meteoritos, erupções vulcânicas e mudanças climáticas.
Os preços dos bilhetes vão dos 9€ aos 12€. “Extinção – O fim ou o início?” pode ser visitada na Alfândega do Porto até ao dia 8 de outubro.