PUB
Recheio 2024 Institucional

“Cultura em Expansão” vai alargar-se a mais zonas da cidade do Porto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O programa “Cultura em Expansão” regressa à Invicta para a sua terceira edição a partir do dia 25 de abril, prolongando-se até ao mês de dezembro. A autarquia revelou esta segunda-feira que o programa vai estender-se a mais partes da cidade, reconhecendo os “riscos programáticos”.

Na conferência de apresentação do Cultura em Expansão, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, destacou o envolvimento dos vários pelouros do Executivo no programa que junta a dimensão artística à social em diversos pontos da cidade, desde o bairro da Bouça, onde o programa arranca com um concerto de Gisela João a 25 de abril, com cenografia de José Capela, até ao bairro da Pasteleira – Previdência/Torres, que recebe, a 26 de novembro, os Glockenwise com a Orquestra Juvenil da Bonjóia.
O programa é mais extenso quer a nível de eventos quer a nível da geografia, frisou Rui Moreira, que declarou que o orçamento é de 150 mil euros, com a parceria da Fundação Manuel António da Mota e o mecenato da Mota-Engil.
O adjunto do Pelouro da Cultura, Guilherme Blanc, explicou que “há diferentes tipos de riscos” na iniciativa, a começar pela eventual “não adesão” do público à possibilidade de as ideias experimentadas não funcionarem em termos práticos.
“O Oupa! poderia ter sido um desastre”, disse Blanc, referindo-se ao projeto criado em 2015 no bairro do Cerco com Capicua, André Tentúgal e Vasco Mendes, “que visa a capacitação e empoderamento de jovens em bairros sociais” e que este ano se muda para Ramalde, mantendo a colaboração dos jovens participantes do Cerco, para ser apresentado no Rivoli no dia 18 de dezembro.
Até ao final do ano, os eventos são múltiplos dentro da música, do cinema e das artes performativas, como um concerto de Pedro Burmester com cenografia de Mónica Baptista na Pasteleira, Previdência/Torres a 18 de junho, ou da Banda Marcial da Foz do Douro com Jonathan Saldanha a 16 e 17 de setembro, também na Cantareira.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil