PUB
Recheio 2024 Institucional

Punição por violência doméstica aumenta

Punição por violência doméstica aumenta

Segundo os dados divulgados pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), a associação recebe uma média de 19 denúncias de violência doméstica por dia, o que aponta para mais de 76 mil casos, na última década. Só no ano passado, a APAV recebeu 591 casos de pedidos de ajuda por violência doméstica.
Ainda segundo os dados dos serviços prisionais, a maioria das 771 pessoas que se encontram em vigilância eletrónica situa-se na área metropolitana de Lisboa (244), seguindo-se o Norte (236), o Centro (119), o Sul (70) e as Regiões Autónomas (42).
Com a vigilância eletrónica que obriga à permanência na residência, o Estado poupa uma média, por pessoa, superior a 30 euros. Segundo a DGSP, tendo em conta valores de 2011, a vigilância eletrónica convencional fica por 16,35 euros, enquanto o custo médio diário de um recluso é de 47,81 euros. Das 771 pessoas em vigilância eletrónica neste momento, em Portugal, 500 delas estão obrigadas a ficar em casa, em cumprimento de uma medida de coação.
Quanto à taxa de sucesso da vigilância eletrónica, os serviços prisionais apontam para uma percentagem sempre acima dos 90%, desde 2007. Entre janeiro e junho deste ano, a taxa de sucesso foi de 97%, o que significa que apenas 3% dos detidos em vigilância eletrónica infringiu as regras.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem