Um grupo de deputados do Partido Socialista eleitos pelo Porto apelou ao presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) para uma maior articulação entre os cuidados de saúde primários e os hospitalares. Segundo explicou a deputada Luísa Salgueiro, já depois da reunião, os atuais problemas nas urgências hospitalares estão associados ao “que se passa antes e depois [das urgências]”, ou seja “a montante e a jusante dos hospitais”.
“É preciso um planeamento que integre os três níveis de resposta (cuidados primários, hospitalares e continuados) e há ainda carências ao nível da rede e havia ao nível dos horários que estão neste momento a ser corrigidos. Digamos que é uma medida de reação e não de programação. Preferíamos que tivesse sido prevista para não ter agora de se ir resolver o problema depois de ele existir”, sustentou, a propósito do alargamento dos horários. A socialista frisou ainda que o PS vai “continuar a acompanhar” a situação dos serviços de saúde do país e da região e a “fazer a pressão (…) quer junto da ARS quer do Governo” para a solução dos problemas existentes.
Terça-feira 27 Janeiro, 2015
PS/Porto quer reforço da ligação entre cuidados de saúde primários e hospitalares
“É preciso um planeamento que integre os três níveis de resposta (cuidados primários, hospitalares e continuados)”, afirmou a deputada socialista Luísa Salgueiro.