
Um grupo de cidadãos de Rio Tinto entregou ontem no Centro Distrital da Segurança Social do Porto um abaixo-assinado com 2.700 assinaturas contra o anunciado encerramento do posto de atendimento da freguesia mais populosa de Gondomar.
“Em Rio Tinto existe um posto de atendimento da Segurança Social num edifício cedido gratuitamente pela junta de freguesia. Soubemos, pelo presidente da junta, que o posto iria encerrar, quando atende diariamente cerca de 255 utentes”, declarou à agência Lusa José Manuel Fernandes, um dos representantes do grupo de cidadãos de Rio Tinto.
“Passar a ir a Gondomar ou ao Porto, nesta altura, é inviável. Fica muito distante e são postos que também já estão acima da sua capacidade, o que iria entupir os serviços”, acrescentou.
Com o objetivo de “tentar travar a decisão” de encerrar o atendimento da Segurança Social numa freguesia com cerca de 60 mil habitantes, “o mesmo dossiê” entregue no Centro Distrital vai ser enviado “ainda hoje [terça-feira], por correio, ao ministro da tutela”.
De acordo com José Manuel Fernandes, o posto de atendimento de Rio Tinto “é cada vez mais procurado, devido à crise que assola o país, em que há cada vez mais pessoas em situação com carências de vária ordem”.