RECHEIO 50 ANOS

Proteção Civil do Porto alerta para o agravamento das condições meteorológicas a partir desta noite

Proteção Civil do Porto alerta para o agravamento das condições meteorológicas a partir desta noite

Vento forte, rajadas de vento que poderão atingir os 80 quilómetros por hora e períodos de chuva, por vezes forte. É esta a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a noite desta terça-feira. 

No Porto, está em vigor aviso amarelo devido ao vento forte, entre as 21h00 de terça-feira e as 06h00 de quarta-feira, à precipitação, com períodos de chuva forte, válido entre as 00h00 e as 06h00, e aviso amarelo devido à agitação marítima, com ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de noroeste, entre as 18h00 de dia 15 e as 21h00 de dia 16 de dezembro. 

Por essa razão, a Proteção Civil Municipal emitiu um alerta onde recomenda à população que tome as devidas precauções, solicitando especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes.  

Além disso, aconselha ainda uma “atitude preventiva e de precaução” no que respeita a equipamentos móveis ou amovíveis – equipamentos de esplanadas, estruturas de apoio a festividades, andaimes, bekaerts, lonas publicitárias, placards e outras estruturas suspensas – que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados. 

Também é solicitada a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de inundações rápidas assim como o respeito “pelos perímetros de segurança estabelecidos para os peões junto da orla costeira e acessos aos molhes”, nomeadamente na Avenida D. Carlos I, Avenida do Brasil e Avenida de Montevideu, na terça e quarta-feira. 

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes