Esta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de agosto, o distrito do Porto vai estar sob aviso laranja devido à previsão de tempo quente, com persistência de valores elevados das temperaturas máximas e agravamento do risco de incêndios.
Também no fim de semana, dias 4 e 5 de agosto, os valores da temperatura máxima prevista vão situar-se acima dos valores normais para a época.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstas para o Porto temperaturas máximas que podem chegar aos 35 graus, sendo que o risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é também classificado de “muito elevado” (8 a 10).
Assim, a Proteção Civil Municipal aconselha a: evitar expor-se ao sol nas horas de maior calor, se tiver que sair proteger a cabeça; prevenir a desidratação bebendo água ou sumos naturais frequentemente; incentivar os idosos e bebés a beber com frequência; durante o dia manter as persianas fechadas e as janelas abertas para circular o ar; usar roupas leves de algodão e cores claras; evitar atividades que exijam muito esforço físico.
Devido ao agravamento do risco de ocorrência de incêndios, a Proteção Civil recorda que não é permitida: a realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos; a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes.