Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Projetos-piloto de ‘cohousing’ no Porto em 2021

Projetos-piloto de ‘cohousing’ no Porto em 2021

A Misericórdia do Porto vai assinar este mês com a associação Hac.Ora um protocolo para a criação de dois projetos-piloto de cohousing, espécie de cooperativa de habitação, destinados a seniores ativos do Porto.

 “Tudo aponta que vamos poder fazer este mês de abril o protocolo de cooperação entre as duas entidades no sentido de começar a desenvolver os primeiros projetos [de cohousing] e que queremos lançar no mais curto espaço de tempo, ainda este ano”, afirmou o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), António Tavares, citado pelo jornal Público.

Os projetos – programados para a zona das Antas e do Bonfim – devem estar edificados em 2021, com cerca de 40 fogos de tipologia T1.

O da zona das Antas vai ser composto por “30 T1”, o equivalente a 30 fogos, estimam os dois envolvidos na obra, o provedor da SCMP e o presidente da associação sem fins lucrativos e fundada em maio de 2018, Hac.Ora Portugal Senior Cohousing Association, Nuno Cardoso.

Já o projeto que vai nascer na zona do Bonfim, com a reabilitação de uma habitação da Santa Casa da Misericórdia, deverá servir para construir entre “dez a 12 T1, no máximo”.

Os dois projetos-piloto vão ter as “características básicas” do modelo de cohousing, ou seja, uma sala de convívio e de refeição comum aos moradores da cooperativa habitacional, bem com uma cozinha comunitária e uma lavandaria, avançou ainda Nuno Cardoso.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes