
Os sete candidatos aprovados têm até outubro para apresentar os projetos relativos à conceção e construção da ponte rodoviária D. António Francisco dos Santos, que vai ligar Gaia ao Porto.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, citado pelo JN, disse esta segunda-feira, que “nenhum dos candidatos foi excluído” e que até esta fase “não surgiu qualquer impugnação”.
O júri que aprovou os candidatos será o mesmo que irá avaliar os projetos. A nova travessia, sobre o rio Douro, vai ligar as freguesias de Oliveira do Douro, em Gaia, a Campanhã, no Porto. A extensão desta ponte será de 625 metros, sendo que 300 metros se desenvolvem sobre o leito do rio e os restantes sobre os terrenos de Gaia.
Daqui a quatro anos, em 2026, está prevista a conclusão da obra que possui o preço base de concurso de 38,5 milhões de euros. A travessia denominada D. António Francisco dos Santos, em homenagem ao falecido bispo da Diocese do Porto, terá duas faixas de rodagem, com duas vias de circulação cada, bem como passeios e ciclovias de ambos os lados.
Na margem de Gaia, o acesso vai ser realizado “através da construção de uma rotunda e de um novo arruamento com cerca de 590 metros de extensão, que ligará à rotunda Gil Eanes, objeto também de intervenção para que nela se possa incluir uma ciclovia em todo o seu perímetro”.
No que toca aos acessos, do lado do Porto, está “prevista a construção de uma rotunda sobrelevada à atual Avenida Paiva Couceiro”, que se irá interligar a esta “através de dois ramos de ligação em viaduto”, de acordo com o município portuense.