
A campanha de recolha de resíduos plásticos chega esta sexta-feira a Matosinhos. O plástico recolhido vai ser posteriormente transformado em aparelhos de circuito de atividade física que vão equipar as praias participantes.
O projeto está a percorrer as praias de norte a sul do país, disponibilizando um depósito próprio onde os veraneantes devem colocar o seu plástico – o plasticódromo -, numa grande campanha de recolha de resíduos plásticos, que serão depois “transformados em benefícios diretos para as praias e comunidade, evitando que o seu destino final seja o mar”, lê-se no comunicado enviado às redações. O objetivo do TransforMAR é sensibilizar para a importância de um comportamento mais responsável em relação aos materiais plásticos e para os princípios da economia circular.
O plástico recolhido será transformado em equipamentos integrados de atividade física para as praias participantes, transformando estilos de vida em hábitos saudáveis e em comportamentos ambientalmente mais responsáveis.
A cerimónia em Matosinhos (junto à Anémona) está marcada para as 12h de sexta-feira.
O projeto é levado a cabo pelo Lidl Portugal, em parceria com a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3E), a Associação Bandeira Azul da Europa, a Associação Portuguesa do Ambiente (APA) e a Quercus.