CIN AquaStop

Projeto Replay está a dar nova vida aos brinquedos velhos

Projeto Replay está a dar nova vida aos brinquedos velhos

O Replay é um projeto desenvolvido pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal, que pretende dar uma nova vida aos brinquedos, de forma a potenciar a reciclagem dos plásticos.

Cerca de 30 milhões de brinquedos por ano acabam em aterros ou são incinerados por serem feitos de materiais demasiado diversos, assim o que o projeto pretende fazer novos brinquedos a partir dos antigos.

Os dinamizadores começam por pedir aos pais das crianças que recolham e desmontem as várias peças que os brinquedos, depois basta entregar tudo num dos pontos de recolha como o Ecocentro da Prelada, na loja Babyboom Porto, na Ecotribu, na Maçaroca Mercearia Viva, na Miss’OPO ou nas instalações da OPOLAB.

O passo seguinte cabe aos estudantes de design de produto que vão desenvolver o conceito e criar um brinquedo totalmente novo a partir do velho. O que não for possível de aproveitar será transformado em caixas que serão colocadas em parques infantis.

Estas “novas” caixas serviram para colocar brinquedos em bom estado de forma a promover a troca entre os mais novos e estimular o sentido de partilha e “uma maior interação e coesão comunitária ao nível local”, segundo o que se pode ler no Porto..

Viva! no Instagram. Siga-nos.